A sua dúvida na fidelidade de cor fotográfica é igual a deles?

Ajuste fino das cores.

Quero compartilhar contigo uma entre as principais dúvidas que recebo.

 

Pergunta 1 – Por que não é só clicar a máquina fotográfica, tratar a imagem quando necessário e imprimir para as cores saírem iguais? 

Resposta: É muito fácil pisar no acelerador de um carro e ele andar, no entanto a complexa engenharia envolvida, fruto de anos de pesquisa e desenvolvimento, é pouco compreendida.

 

Abrir a torneira e sair água envolve mais do que simplesmente comprar uma torneira e colocá-la na parede (sem instalações hidráulicas), como uma inocente criança poderia pensar.

 

Com a cor também é assim. Existem engrenagens escondidas “embaixo do capô” dos softwares de imagens, cruciais para o controle cromático que a maioria não conhece. E o agravante é que as propagandas da maioria dos fabricantes omitem vários detalhes importantes do processo.

Eles não divulgam que na linha de montagem, um mesmo lote de câmeras têm uma tolerância grande de desvios nos sensores de captura de imagem, da mesma forma que os monitores, scanners, projetores e impressoras também possuem desvios nos seus respectivos colorantes.

 

Isso acaba iludindo o consumidor final que pensa: 

“Nossa, paguei tão caro nessa câmera e ainda tenho que calibrar o sensor?” 

“Paguei tão caro nesse monitor e ainda tenho que calibrá-lo? Não vem calibrado de fábrica?”

Não, não vem. Alguns podem vir pré-calibrados, mas não garantem precisão.

A resposta é: se você busca o controle da cor, são necessários ajustes personalizados.

 

Já ouviu falar em prêt-à-porter e alta costura (Haute Couture)?

A expressão prêt-à-porter significa “pronto a vestir” e foi criada pelo estilista Pierre Cardin e batizada por J.C. Weil, no final de 1949, após o fim da Segunda Guerra Mundial.

O prêt-à-porter revolucionou a produção industrial, pois foi possível criar roupas em grandes escalas industriais, como a roupa que compramos nas lojas convencionais.

A alta-costura refere-se à criação artesanal de modelos exclusivos feitos sob medida para eventos de gala ou black-tie, casamentos, festivais de cinema e eventos formais de alta categoria.

 

Qual das opções tem mais precisão para encaixar perfeitamente no seu corpo? O prêt-à-porter ou a alta costura (Haute Couture)? Percebeu  a importância dos ajustes personalizados?

Como a alta costura é quase inacessível para a maioria de nós; podemos comparar em termos de precisão e guardadas as devidas propoções, a roupa que é feita em um alfaiate ou costureira, feita sob medida.

 

Com os equipamentos digitais acontece a mesma lógica:

 

  • Prêt-à-porter = cores suscetíveis a desvios devido a alta margem de tolerância vindas da fábrica, como as roupas que podem ficar largas ou apertadas em algum ponto do corpo quando compramos de marcas que querem atingir grande escala de produção;
  • Haute Couture / alfaiate / costureira  = cores precisas, ajustes personalizados feitos sob medida para as características únicas do seu corpo. Troque o corpo pelos dispositivos que produzem cor e voìla! Todas as particularidades da sua câmera, scanners, projetores e impressoras serão minuciosamente medidas; e em caso provável de desvios de cor, corrigidas para a referência padrão.

 

Já que lancei mão da comparação da moda/vestuário com a cor, vale lembrar que a correção dos desvios do corpo só é necessária quando afeta a saúde (obesidade, escoliose, etc) ou para ambições estéticas. Falando nisso, como está a sua postura agora?

No caso do corpo, apesar da imposição dos padrões de beleza impostos pela sociedade, acredito que a beleza está na diversidade. Entretanto, sei que no campo do controle da cor para alcançar a repetibilidade e consistência, nós precisamos engessar as variáveis. Não podemos ser rebeldes aqui. ;D

 

Assiste o vídeo no meu canal do Youtube, sobre o processo de ajuste fino que fiz para a fotógrafa Huaíne Nunes, para encaixar as cores devidamente nas suas medidas:

https://youtu.be/7dH5oFPDEQo

Abraços!

Murilo A. Ito

#acorperfeita #fotografia #gerenciamentodecores #lotusfineart #huainenunes #muriloaito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *