Você sabia que para existir a cor, são necessários 3 elementos.
Isso mesmo!
São 3 elementos fundamentais:
1 – Olho (observador)
2 – Luz (iluminante)
3 – Objeto
O grande desafio é que esses 3 elementos variam. Os olhos podem ter algum desvio ou um certo grau de daltonismo e só um exame pode detectá-lo. A luz (fonte luminosa) varia conforme sua temperatura de cor (kelvin) e os objetos, compostos de átomos, manipulam o espectro visível e devolvem a luz refletida que não é a mesma luz recebida.
A física ensina que uma maçã vermelha não é vermelha, pois ela absorve os demais comprimentos de onda da luz e reflete apenas o vermelho. Loucura? Pegadinha? Estamos na Matrix? Difícil saber, mas o fato é que a mágica da cor ocorre assim.
E o que o(a) fotógrafo(a), designer ou entusiasta tem a ver com isso? Tudo! Entender o processo da cor é fundamental para lidar com os clientes e fornecedores tendo resultados positivos, economizando tempo, dinheiro e preservando a reputação. Afinal, quem nunca sofreu com os desvios de cores?
E qual é o primeiro passo? Saber se meus olhos são saudáveis. Visite um oftalmologista e faça o teste Ishihara. Melhor seria procurar alguém que fizesse o Teste Farnsworth-Munsell 100 Hue Color Vision, mas é difícil de achar. E o segundo passo? Calibrar a câmera fotográfica e ter um monitor de qualidade também calibrado com equipamentos de medição.
Fique ligado nos próximos posts para aprender mais.
Grande abraço!
Murilo Ito
#cor #fotografia #corescertas #lotusfineart #muriloaito