“Fotografia de paisagens”. Em 1997, eu estava terminando a graduação quando conheci uma médica pediatra que tinha como hobby a fotografia; ela me mostrou lindas fotos de viagens e ali despertou meu interesse por esta área.
Entretanto, foi apenas em anos recentes que passei a me dedicar ao estudo e prática da fotografia. Autodidata, devorei livros e artigos na internet, depois fiz alguns cursos, experimentei vários ramos como retrato, fotografia 360º, antes de aparecer as câmeras 360°, street, panorâmicas, stil life, macro etc. Mas foi nas fotografias de paisagens que me encontrei – e porquê não unir duas paixões, viagens e fotografia? Foi dessa união que surgiram essas imagens.
Em 2016, fui visitar a Patagônia Chilena, Puerto Natales e arredores. Em um passeio de barco pelos fiordes e glaciares, o entardecer nos brindou com um céu alaranjado, estávamos no barco contemplando esse espetáculo e eu não perdi a oportunidade, fiz várias fotos para poder montar a panorâmica final.
A fotografia dessa linda lagoa também foi feita no Chile em 2017. As Lagunas Altiplánicas, que ficam a 4.200m de altitude próxima à cidade de San Pedro de Atacama, é um conhecido ponto turístico da região. Essa fotografia panorâmica também é a junção de várias fotos. Eu poderia ter corrigido a distorção que a lente causou nas bordas, mas achei que fazia parte da imagem tornando-a mais atraente.
Em 2018, fui à um congresso no Rio de Janeiro e aproveitei para conhecer o Museu do Amanhã. Como o dia estava muito fechado com muitas nuvens e ameaça de chuva a qualquer momento, a Praça Mauá ficou vazia; e quando um barco se aproximou para atracar, aproveitei a oportunidade e fiz o registro. A escolha por preto e branco foi para dar mais dramaticidade ao céu e valorizar as texturas.
A fotografia torna possível reviver esses momentos e também quando editamos as fotos, normalmente eu faço isso algum tempo depois de chegar em casa. Também foi muito grande a satisfação de poder imprimir essas fotos. Vê-las sair do mundo virtual e ornamentar meu consultório me deu muita alegria.
Sandro, muito obrigado por dividir conosco a sua experiência e visão.